Notícias

30 Jun 2021

A sua ciber-segurança está pronta para dar o salto quântico?

Enquanto o Fórum Econômico Mundial questiona se nossa segurança cibernética está pronta para dar o salto quântico [1], o NIST está desenvolvendo um projeto para promover a higiene cibernética nas empresas [2].

Os temas parecem bem contraditórios: a higiene cibernética é composta por ações básicas de segurança que precisam ser realizadas continuamente, como a aplicação de patches e uma boa política de senhas; enquanto o salto quântico da segurança cibernética traz à tona questões mais complexas que fazem uso de tecnologias sofisticadas como algoritmos criptográficos capazes de proteger os dados quando o poder da computação quântica estiver amplamente disponível.

Os incidentes e violações cibernéticas passeiam nesse vale entre o uso de ferramentas de vanguarda por agentes maliciosos que encontraram nos ataques cibernéticas uma fonte extremamente rentável, e uma vastíssima superfície de ataque deixada por organizações públicas e privadas que lutam para praticar uma boa higiene cibernética.

Enquanto a privacidade e a proteção de dados pessoais ganharam espaço nas agendas dos executivos com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, via de regra a segurança cibernética só desfruta de tamanho prestígio quando o negócio em questão é severamente impactado.

O que ocorre é que um vazamento de informações tem consequências de longo prazo e um alto custo de remediação. Uma postura proativa, com ações planejadas e executadas de forma consistente é o caminho para desenvolver uma cultura de segurança cibernética e proteção de dados capaz de integrar a gestão de riscos cibernéticos à gestão de riscos corporativos.

Conte com os serviços gerenciados da tecnoAtiva para trilhar uma estratégia de segurança cibernética que evolua com os desafios da sua organização.

Fonte:

[1] – https://lnkd.in/dXENaKY

[2] – https://lnkd.in/e-nm42W

[3] – https://lnkd.in/eS6WmNy

#tecnoAtiva#networking#technology#informationtechnology#cryptography